Por Inforchannel / 17-01-2020
A Mvno Credenciada Fonelight anuncia o acréscimo de telefonia celular a seus pacotes e estende ofertas como telemetria de frotas
O Netlight Móvel 4G é o novo produto do Grupo Fonelight, um provedor de serviços convergentes sediado em Varginha (MG), com atendimento a clientes corporativos em 23 Estados. A Fonelight foi o primeiro ISP credenciado como Mvno pela Arqia, do grupo Datora. “Quem tem uma cesta de produtos mais completa, e compõe uma só conta, tem mais chance com os clientes”, constata Mauro Paiva, CEO da Fonelight. “Nós conseguimos oferecer facilidades que as operadoras não disponibilizam, como softphone e outros serviços digitais customizados”, acrescenta.
“Os provedores regionais de conectividade têm como vantagem o relacionamento com os clientes e o conhecimento do mercado”, observa Eduardo Resende, Diretor Executivo da Arqia. “Mais do que beneficiar os clientes e estender o papel fundamental dos ISPs na competitividade do mercado de telecomunicações, parceiros como a Fonelight têm capacidade de oferecer soluções customizadas a segmentos de consumidores e empresas”, acrescenta.
“Nós conseguimos oferecer facilidades que as operadoras não disponibilizam, como softphone e outros serviços digitais customizados”
A Mvno (Mobile Virtual Network Operator) é uma operação que usa frequência e capacidade da rede móvel de terceiros, normalmente para oferecer serviços altamente segmentados ou especializados. As Mvnos Autorizadas, como a Arqia, atendem a Mvnos Credenciadas, que embutem o serviço móvel em seus produtos e soluções.
Com 22 anos no mercado de Internet e serviços convergentes, a Fonelight até agora, fornecia apenas pacotes triple play (telefone, TV e Internet fixa) ao mercado residencial. No mercado corporativo, atua fortemente em conectividade e serviços para VoIP. Desde 2014 oferece também o SatLight, uma alternativa de enlace espacial, usado para rastreamento veicular e gerenciamento de frotas, assim como serve para acesso à internet em locais remotos e como circuito de contingência para clientes com operações críticas em todo território nacional.
A Fonelight já mantinha parceria com o grupo Datora desde 2006, quando começou sua oferta de VoIP. Nesta iniciativa, do Netlight Móvel, a ativação do serviço foi feita em menos de dois meses e os clientes do provedor já contam com 4G, em uma área de cobertura de 3 mil cidades.
Mauro Paiva adianta que para o segmento de pessoas físicas a oferta de banda larga fixa e móvel é estratégica. “Em TV, o risco de inadimplência ou evasão existe. Sem Internet ninguém consegue ficar”, reconhece. No segundo semestre, a Fonelight vai lançar a opção de telefonia celular, uma vez que o credenciamento de Mvno inclui serviços de Voz. A empresa planeja também usar sua infraestrutura de fibras óticas instalada em Varginha para oferecer pontos de acesso seguro em Wi-fi para os clientes do Netlight Móvel.
No mercado empresarial, a conexão móvel pode estender serviços corporativos, como VoIP.
A Fonelight também planeja usar os SIM cards 4G em serviços de rastreamento, telemetria e outras aplicações M2M (máquina a máquina) e IoT (Internet das coisas).
“Nosso papel é dar condições às credenciadas para criar serviços de alto valor. Também fomentamos a formação de ecossistemas de parceiros para as oportunidades no mundo de mobilidade e IoT, onde estão as melhores expectativas de diferenciação e rentabilidade”, explica Eduardo Resende, Diretor Executivo da Arqia.